Sobre

Em reunião com a reitora da Universidade de Negócios Internacionais de Beijing.

Em reunião com a reitora da Universidade de Negócios Internacionais de Beijing.

 
 

Seja bem-vindo ao meu website.

Sou sinólogo, especialista em língua e cultura chinesas, pesquisador do pensamento clássico chinês e de sua aplicação sociopolítica na atualidade. Morei na China por quase quinze anos e falo fluentemente chinês moderno (mandarin*), além de ser especialista em chinês clássico. Sou bacharel em língua e literatura chinesas e mestre em chinês clássico pela Universidade de Shanxi, na China, onde cursei ainda EMBA em confucionismo aplicado a negócios. Sou o primeiro discípulo** aceito pelo renomado mestre da arte marcial chinesa Xingyiquan, Li Jinsheng, com quem ainda estudo na China. 

Meu website trata das coisas relativas à China, à sua cultura e ao pensamento do povo chinês, e tem por objetivo divulgar este corpo coeso de conhecimento para que possa ser utilizado nos mais diferentes setores da sociedade brasileira, a saber, mas não somente, os setores governamental, empresarial, privado, educacional, de segurança pública e inteligência. Minha divulgação do pensamento e da cultura chinesas se dá através de aulas, cursos, consultorias e seminários, todos devidamente explicados nas respectivas seções deste website. 

Os serviços que ofereço e o conteúdo que disponibilizo através deste website são únicos e diferenciados, pois refletem a minha visão da China que é, em si mesma, também única e diferenciada, caracterizada pelos fatores abaixo:

  • a experiência de um brasileiro que viveu em um dos locais mais tradicionais da China por quase quinze anos, sem contato com o ocidente e em completa imersão social, cultural e linguística.

  • a experiência de relação direta com todos os segmentos expressivos da sociedade chinesa, desde residir em uma favela, até participar ativamente da vida acadêmica, eventos culturais, negociações e banquetes com políticos e autoridades.

  • domínio do idioma chinês moderno (Mandarin), do chinês clássico - como era usado há mais de dois mil anos -, bem como da cultura clássica e moderna, através do bacharelado, mestrado e EMBA.

  • Uma vida acadêmica (bacharelado e mestrado) só com colegas chineses das mais variadas regiões da China.

  • O profundo conhecimento dos elementos culturais que perfazem tanto o dia a dia quanto a cultura chinesa em sua mais alta intelectualidade.

  • a habilidade, atingida após anos de incansáveis estudos, grandes sacrifícios e privações, de entender a cultura clássica chinesa e relacioná-la à cultura moderna, entendendo a China contemporânea e identificando tendências sociopolíticas e culturais.

Assim, minha visão sobre a China é fruto de desejos e sacrifícios individuais; é uma visão que se propõe a entender as ideias e a conduta do chinês moderno através da sua verdadeira essência, revelada em cada um dos aspectos do pensamento clássico através de seus maiores expoentes, tais como Zhuangzi (daoismo), Sunzi (militarismo), Guiguzi (estratégia e retórica), Confúcio (confucionismo), Hanfeizi (legalismo) e outros tantos pensadores.

Eu o convido a reservar alguns minutos (ou mesmo horas) de seu tempo para, através de meu website, adentrar um mundo que combina passado e presente, classicismo e modernidade, tradição e inovação. Relaxe, leia os artigos, assista os vídeos, pense. Havendo algo que lhe desperte o interesse ou caso entenda que meus serviços profissionais podem ajudá-lo, faça contato.