Baseado em Toronto, Canadá, Tadzio goldgewicht é um sinólogo especialista em pensamento chinês clássico, chinês arcaico e na arte marcial do Xingyiquan. Atua como professor e consultor.

Que tipo de pateta é você?

Que tipo de pateta é você?

Hoje em dia tudo o que acontece é super dimensionado em nome de uma opressão fundamentalista disfarçada de liberdade, efeito de uma educação que se diz moderna mas que em alguns casos nada mais é do que verdadeiramente ruim. Nesse contexto, nossos modelos sociopolíticos vão sendo pouco a pouco desconstruídos, e outros que não servem a nossos interesses e sim aos de outrem vão sendo paulatinamente introduzidos sem grande resistência, haja vista a passividade que parece ter se apoderado do espirito do brasileiro. 

...você pode ser um pateta, porém é mais desejável que o seja por opção.

Naturalmente, uma mudança social desta magnitude não poderia acontecer sem que houvesse um poderoso agente sociopolítico, que neste caso permanece oculto para a maioria das pessoas. Esta mudança ocorre em diferentes níveis, alguns mais evidentes do que outros, e o leitor fará um grande serviço a si mesmo se atentar para aqueles menos evidentes pois — como prevê a boa estratégia — a faca que corta mais fundo não é necessariamente a maior, mas sim aquela que permanece oculta. Entretanto, a simples compreensão de que um processo maligno está em curso já lhe ajudará a dele se proteger. Você não precisa, como eu, ter Aristóteles ou Zhuangzi em busca de sabedoria ou inspiração, considerar os rapazes que desembarcaram na Normandia em 1944 heróis, acreditar que olhar para uma mulher com desejo não seja crime (bbc.com) ou que ninguém deve ser taxado de reacionário simplesmente por dar voz às suas opiniões políticas.  Você pode e precisa ter a liberdade de concordar com a grande mídia e acreditar que Usain Bolt é um mito, que o zagueiro da seleção brasileira que chuta a bola para fora e depois faz cara de mau é um herói, que um homem que olha para os seios de uma mulher é realmente um criminoso ou que um sujeito que discorda do statu quo é um reacionário. Sim, você pode acreditar em tudo isso, mas se decidir assim fazê-lo que seja por escolha própria, de caso pensado e após um processo de análise de sua própria realidade que o leve a chegar a tais conclusões, e não porque simplesmente as aceitou passivamente. 

...ser um pateta por opção pode ser algo bastante interessante, até mesmo superior a ser um intelectual.

Resumindo, você pode ser um pateta, porém é bem mais desejável que o seja por opção. Aliás, vale notar que tornar-se um pateta por opção não é algo necessariamente ruim. Ao contrário, a patetice absoluta foi objeto de desejo de vários grandes pensadores. O conceito de intelectual pateta desempenha um papel fundamental na obra de Zhuangzi, porquanto seria um estágio intermediário entre a intelectualidade e a patetice absoluta, estado de consciência perseguido por Zhuangzi. Entretanto, a patetice deste grande pensador chinês é diferente daquela patetice passiva por duas razões: primeiro porque advém da intelectualidade, e segundo porque eleva o indivíduo acima da intelectualidade. Sim, até mesmo para tornar-se um bom pateta é necessário grande sacrifício e, por muitas vezes, um pateta pode ser muito mais do que aparenta. A não ser, claro, que ele seja somente um pateta.

Chinese Strategy: The Invisible war - Part I

The Palace of the Spirit