Baseado em Toronto, Canadá, Tadzio goldgewicht é um sinólogo especialista em pensamento chinês clássico, chinês arcaico e na arte marcial do Xingyiquan. Atua como professor e consultor.

A Essência do Daoismo

O parágrafo abaixo resume a essência do daoismo (taoismo) de forma magistral e, deve-se notar, sem a necessidade de sacerdotes, deuses, imperadores, monges, gurus, templos, cerimônias ou estátuas.  A tradução que segue é minha e foi feita direto do texto original em chinês clássico.

 

"No início do universo não havia nada, não havia objetos nem nomes, havia apenas o Dao amorfo.  Todas as coisas emanam do Dao e passam então a existir, e a isso se chama “receber a essência”; porem antes de existir, a natureza de todas as coisas é determinada de modo inconfundível, e a isso se chama “determinismo”; o Yin e o Yang se combinam e geram todas as coisas, que então formam suas próprias vidas individuais, e a isso se chama “forma”; a forma mantém a sua essência, revelando hábitos e princípios individuais, e a isso se chama “qualidade inerente”. Cultivar o espírito significa voltar à própria natureza, e a mais bela natureza é aquela idêntica ao início do universo. Estando idêntico ao início do universo o indivíduo alcança o estado de vacuidade; alcançando a vacuidade pode alcançar a mente que tudo abarca e sua fala será como a do pássaro, pois nela não existirá o julgamento. Quando a fala tornar-se com a do pássaro o indivíduo poderá se integrar ao Céu e à Terra; ao integrar-se ao Céu e à Terra e elevar-se à condição de viver sem deixar sinais, parecerá idiota e confuso, e a isso se chama de "essência obscura”, pois que é o próprio Dao."

 

FullSizeRender.jpg

A Busca Pelo Ritmo Individual na Filosofia Clássica Chinesa

Exposição Social, Riscos e Estratégia